quinta-feira, 28 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sem titulo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sei

Rifão quotidiano

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece

Mário Henrique Leiria

domingo, 24 de outubro de 2010

Um pouco de paciência, faxavor!

‎"Contactado pelo PÚBLICO, o director de campanha de Manuel Alegre, Duarte Cordeiro, rejeita a crítica e lembra que o socialista pediu reuniões com as duas centrais sindicais. Só nessa altura, Alegre tomará uma posição pública sobre a greve geral.", Público, on line.


Ah pronto, fui muito injusta no post ali de baixo...Manuel Alegre quer primeiro tentar entender as razões dos trabalhadores, dos desempregados, dos pensionistas, dos precários, do povo português para se manifestarem contra as medidas que o Governo do seu Partido, com a conivência do PSD, propõe e aplica...


Dependendo da capacidade de Carvalho da Silva e de João Proença de lhe explicar o que é o o Orçamento, o que foram os PECs, o que serão os próximos PECs...saberemos a posição de Alegre.
Aguardemos, pois, pacientemente. Sentados.

sábado, 23 de outubro de 2010

Só falta a posição de Manuel Alegre...


Já conhecíamos a posição de Francisco Lopes quanto à Greve Geral, não precisamos de conhecer a de Cavaco para saber qual é, hoje ficámos a conhecer o apoio claro de Fernando Nobre...agora só falta mesmo ouvir a posição de Manuel Alegre.
Parabéns de aniversário e artigos da Constituição são parabéns de aniversário e artigos da Constituição. Estou a falar da Greve Geral de 24 de Novembro ...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Roubando as palavras de Eugénio de Andrade...


"Foi para ti que criei as rosas.
Foi para ti que lhes dei perfume.
Para ti rasguei ribeiros
e dei às romãs a cor do lume."

sábado, 16 de outubro de 2010

Cantemos Adriano com garra!

Este post foi escrito em 16 de Outubro de 2007. Foi escrito na 1ª pessoa, porque sim. Mas era sobre Adriano e sobre sonhos, e lutas, e desencanto e memória.

Três anos depois o desencanto voltou a tornar-se, de novo, menos suportável. Aprendemos a sobreviver-lhe sim, mas cada dia vivemos menos. Os novos homens de cinzento não se cruzam connosco na estação do Parque, mas tiram-nos o nosso presente e o o nosso futuro, no Terreiro do Paço.

Galiza voltou a estar com os campos ainda mais vazios. E com ela, nós estamos todos mais vazios. E mais pobres. Para além de tudo o que os donos do mundo nos tiram, a morte leva os melhores. E não fosse sermos teimosos e recusar, à morte, a vitória sobre a memória e sobre o sonho, a solidão já tinha vencido. Mas não. Ainda não.

A pouco mais de um mês da Greve Geral, cantemos Adriano, com saudade mas, sobretudo com garra. E, um dia, se a gente assim quiser, os campos de Galiza voltarão a encher-se de homens e mulheres livres.

Um dia viemos a Lisboa, a minha primeira vez em Lisboa. Não tivemos bilhete. Passamos a noite, enquanto esperávamos pelos que tinham conseguido entrar no Monumental, a descer e a subir as escadas rolantes da Estação de Metro do Parque. Devem ter cantado, bem alto, que há sempre alguém que resiste...enquanto eu crescia, pela primeira vez numa viagem só de amigos, pela primeira vez a ver a cidade, pela primeira vez a ter um gozo especial a imaginar que os homens que passavam por nós, com gestos e roupas e passos cinzentos e conhecidos de outros lugares e de outras noites, não faziam ideia que aqueles putos tinham vindo a Lisboa para "Os" ouvir....

Um dia, muitos anos depois, vi o Adriano na Festa do Avante. E aqui está o problema. A memória é o que queremos fazer dela. Eu sei que vi e ouvi o Adriano na Festa do Avante, mas não me recordo. Desse tempo a memória apagou muitas coisas. Possivelmente porque tinha voltado a haver campos de solidão. Porque os rios tinham voltado a levar tantos sonhos ou a trazer muitas mágoas. Não tinha voltado a noite, mas o Sol dos dias tinha-se tornado menos Sol. E, neste engenho de recordar, não consigo recordar a solidão que voltara e as nuvens que se vingavam, sem dor. Não me lembro, então....

Daquele tempo, o da solidão vencedora, a imagem que tenho de Adriano é a de um homem só....Os campos da Galiza voltavam a ficar vazios. E com eles, muitos de nós.O tempo acabou por tornar o desencanto suportável. Ou talvez não. Talvez apenas tenhamos aprendido a sobreviver-lhe.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Coisas que aprendi com os poetas...e contigo!

"Nada garante que tu existas
Não acredito que tu existas
Só necessito que tu existas".

David Mourão Ferreira

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Soleil

Greve Geral

A UGT juntar-se à CGTP na Greve Geral não chega para esta ter sucesso. Todos temos consciência disso, até porque sabemos a representatividade da UGT. Há que dar machadadas no medo, há que investir na mobilização, há que vencer a descrença no movimento sindical, há que obrigar os burocratas de uma e outra central a sairem dos gabinetes e a entrarem nos serviços e nas empresas. Há que vencer o desencanto. Mas ver as duas Centrais Sindicais juntas pela 1ª vez em 22 anos, é um sinal.
Que pena a Esquerda ter desperdiçado este sinal, não investindo em encontrar um candidato presidencial que pudesse corporizar e representar este descontentamento. Que os trabalhadores sentissem e soubessem que iria estar com eles nesse dia. No mesmo lado da vida e da luta. Sem rodeios. Sem estratégias, nem condicionalismos. nem vacilações. Sem sectarismos. De peito aberto e do lado certo.
Não tem nada a ver?
Ai não que não tem...