domingo, 12 de setembro de 2010

Sobre o meu pecado de ser "pura" (com aspas, obviamente) há 30 e tal anos....


Alegre fez ontem o seu 1º comício no CCB.
Alegre fez um discurso para a Esquerda e que poderia ter sido de Esquerda. Para ser um discurso de Esquerda faltou a Alegre apontar os responsáveis. Os responsáveis dos jovens sem trabalho e sem futuro. Os responsáveis dos ataques a quem perdeu o emprego, a esperança e o pão. Os reponsáveis dos ataques aos direitos dos trabalhadores e ao trabalho com direitos. Os responsáveis pelos ataques à Escola, à Saúde Públicas e ao Estado Social. Os responsávies pelo futuro há três décadas adiado de Portugal e dos portugueses.
Mas, se Alegre tivesse apresentado os responsáveis, não poderia ter tirado a foto que encima este post. E Alegre, obviamente, omitiu-os. Afinal, grande parte dos responsáveis estão com ele. E ele, na maior parte destas três décadas, esteve com eles.

No Adeus Lenine, Francisco da Silva exulta perante o discurso do seu candidato. Está no seu direito, obviamente.
A Francisco Silva, que creio não conhecer, queria aproveitar este pequeno post, para falar dos "puros". Sim, porque nas suas palavras eu sou dos "puros" e serei, espero sinceramente que sim, se os erros do Bloco, os erros de Alegre a a colagem deste a Sócrates o premitirem, serei, dizia eu, na 2ª volta, dos oportunistas.
Ou melhor vou falar numa "pura", obviamente que com aspas, segundo o, presumo, meu camarada de Partido.

A minha história das Presidenciais:
Em 1976, ainda não votava. Fiz campanha por Otelo, entreguei-me, acreditei que era e, efectivamente aí foi-o, um "mata-mata" Esquerda/Direita. A Esquerda perdeu.
Se tivesse idade e tivesse havido uma 2ª volta, entre Eanes e Pinheiro de Azevedo ou Octávio Pato, sei que só seria oportunista se Pato (apesar da campanha vergonhosa que Pato e o PCP fizeram contra Otelo), tivesse passado à 2ª volta. De outra forma não iria lá. Teria sido, em 1976, pois "pura", mas não oportunista.

Em 1980, já votava e continuei "pura". Votei Otelo na 1ª volta. Não houve 2ª. e não pude, assim, iniciar-me no oportunismo.

Em 1986, fiz entusiasticamente campanha por Maria de Lurdes Pintassilgo e votei nela na 1ª volta. Em 1986 fui, pela 1ª vez, então, oportunista. Votei, na 2ª volta, Soares contra Freitas do Amaral.

Em 1991, lá fui eu outra vez "pura". Lá votei em Carlos Marques, eu que nem nunca fui da UDP...não houve 2ª volta. Mas, a ter havido, lá seria eu oportunista mais uma vez, e votaria Soares contra Basílio Horta. Começava a ser hábito o oportunismo, que coisa...

Em 1996, votei Sampaio contra Cavaco. Acho que aqui ou houve uma catrefa de "puros" ou os "puros" já não foram o que eram. Mas, pronto, digamos que nesse ano me safei de cometer esses dois pecados mortais de que fala o Francisco.

Em 2001, fui "pura" mais uma vez: votei Fernando Rosas. Não houve 2ª volta ou lá era eu, mais uma vez, oportunista. Teria votado Sampaio contra Cavaco, apesar de, repito, na 1ª volta ter pecado.

E chega-se a 2006. Pois, em 2006 pequei de novo. Fui "pura" mesmo. Sem apelo nem agravo. Fiz campanha por Francisco Louçã e votei em Louçã. Não houve 2ª volta, dizia, na altura, Manuel Alegre, por causa dos "puros". Na volta, ainda vou ter que pedir desculpa a Alegre por ter sido "pura" em 2006...
Teria sido oportunista mais uma vez e teria votado Alegre contra Cavaco. Mais, creio eu, os 5% de companheiros que foram tão "puros" como eu na 1ª volta, atrevo-me a especular. Aliás, até digo mais: se Soares tivesse passado à 2ª volta, também me teria deixado vencer pelo oportunismo.

Resta-me, pois, reconhecer que hoje ou sou cavaquiata ou estou louca. E continuar "pura" durante mais uns tempos...não arregaçando as mangas!
Ah, quanto a não ser oportunista, não prometo nada...eu conheço os meus inimigos. A única coisa que lamento é que haja quem se tenha tornado tão pouco exigente a escolher os amigos.
Mas, enfim, é a vida.

(Nota sobre a foto: Sinto um enorme desconforto. Há, naquela foto, alguem de quem gosto e a quem respeito muito e dela fica-me uma enorme sensação de derrota. Mas não é minha...e isso só agrava as coisas.).

Adenda: O Francisco que me desculpe ter dito que não o conhecia. Bastava uma passagem rápida pelo Facebook e um pequeno esforço de memória...).